Garantir a manutenção da Estação Nova de Coimbra

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Garantir a manutenção da Estação Nova para serviço das populações
A criação de novas estruturas de mobilidade tem de se conjugar com o respeito pelas infraestruturas existentes e com a manutenção do serviço à população economicamente mais vulnerável. A Estação Nova está ao serviço da cidade mas também de toda a região!

Motivação:

A Estação Nova, ou de COIMBRA A, é um centro nevrálgico da mobilidade na região, servindo cerca de 1,3 milhões de passageiros por ano. No entanto, o traçado actualmente previsto para o Metrobus implica o encerramento da estação já em 2023.

O encerramento da Estação Nova é mais uma etapa num processo de progressivo desmantelamento da ferrovia na região. Esse encerramento não é uma inevitabilidade, mas sim uma opção política que vai ao arrepio da tendência de reforço e expansão da ferrovia por toda a Europa. 

O encerramento da Estação Nova é uma decisão que prejudica directamente a população que usa diariamente o serviço e que não tem recursos para usar veículo de transporte próprio. Além disso, prejudica igualmente a mobilidade sustentável no acesso à Baixa da cidade e constitui um desperdício de todo o investimento que, ao longo das últimas décadas, tem vindo a ser feito nas linhas daquela estação, nomeadamente ao nível da sua electrificação. 

Ao remover a possibilidade de chegar à Baixa de comboio sem transbordo, o encerramento da Estação Nova afecta directamente o valor da zona e incentiva muitos dos que hoje se dirigem à cidade de comboio a optar pelo veículo privado, não existindo verdadeira alternativa economicamente comparável para os cidadãos mais vulneráveis.

Implementação:

  • Adopção de um traçado alternativo para o Metrobus, compatível com a manutenção da Estação Nova
  • Intervenção junto dos espaços degradados da zona envolvente, em especial sobre os terrenos expectantes e os armazéns abandonados nas imediações da estação
  • Melhoramento da linha de comboio de modo a mitigar o possível “efeito barreira” entre a cidade e o rio, em especial através da criação de atravessamentos pedonais e da substituição de gradeamentos por sistemas assentes em vegetação, criando corredores verdes
  • Requalificação da Estação Nova, de modo a adequá-la à sua posição de “recepção” da cidade

Impacto:

  • Manutenção da Estação Nova como ponto privilegiado de chegada à cidade
  • Promoção da deslocação em comboio, que se mantém atractiva por poder ser feita sem quaisquer transbordos
  • Benefício directo ao nível da mobilidade para toda a região centro
  • Revitalização da Baixa de Coimbra

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Tiago Meireles Ribeiro

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