Um novo sistema de Mobilidade Interna em Coimbra

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Um novo sistema de Mobilidade Interna em Coimbra
A única forma de assegurar a qualidade de vida dos cidadãos é diminuindo os custos de contexto de viver na região, sendo um deles a mobilidade!

Motivação:

Coimbra deve redefinir o seu sistema de mobilidade interna. Os horários dos transportes da cidade devem subordinar-se aos que chegam e partem da Estação Intermodal. A simples articulação melhora a eficiência do serviço. De igual modo, a subordinação da sinalização rodoviária ao transporte colectivo dinamiza toda a circulação.

A criação de parques de estacionamento fora da malha urbana com serviços públicos de transporte fiáveis e pontuais para os pontos chave de circulação interna (Hospitais, Escolas, Instituições de Ensino Superior, Parques Industriais, etc.) pode contribuir para desbloquear os problemas crónicos de estacionamento.

As instalações dos SMTUC devem ser transferidas para um novo pólo de mobilidade (estação intermodal), com a rede pensada para serviço aos cidadãos tendo por base a análise das necessidades e níveis de procura:

  • Ligações à baixa, pólos universitários, industriais, centros hospitalares e freguesias;
  • Ligações escolares dedicadas às várias instituições e níveis de ensino; e
  • Ligações turísticas apropriadas, dinâmicas e coordenadas.

Para uma mobilidade sem restrições, precisamos de uma estrutura digital de dados abertos para gestão de rotas e pagamentos, bem como apostar na construção de percursos pedonais verdes, para circulação a pé ou de bicicleta de forma segura e agradável ao longo de toda a cidade.

Implementação:

  • Levantamento da realidade de circulação de tráfego ao longo do dia, da semana, do mês, do ano e em dias especiais da vida da comunidade
  • Reestruturação da oferta de horários e serviços de transporte público para alinhar com as reais necessidades de mobilidade da comunidade
  • Redefinição da estrutura de equipamentos de mobilidade e estacionamento numa visão alargada municipal de forma a criar capacidade de influenciar as decisões individuais de mobilidade
  • Aposta na divulgação de novas políticas de mobilidade individual para uma progressiva transição para o transporte público (passe intermodal), políticas públicas de retirar veículos privados das artérias mais complicadas na cidade, aposta na melhoria da qualidade do ar e menor ruído na cidade

Impacto:

  • Um sistema de mobilidade apropriado irá atrair mais docentes e alunos, reforçando a concorrência e as oportunidades de desenvolvimento pessoal, académico e profissional.
  • Por outro lado, a execução da Estação Intermodal vai promover o renascimento urbanístico da cidade. A iniciativa privada será o motor da transformação, basta os decisores políticos simplificarem processos, taxas, e melhorarem o acompanhamento e fiscalização
  • Um sistema de mobilidade deve permitir à iniciativa privada avançar com os seus projectos comerciais, industriais, de investigação ou de vida. Esta visão pode transformar a forma como toda a região vive, abrindo horizontes e potenciando melhor qualidade de vida, contribuindo para mudar práticas de uso de veículo próprio no apoio à sustentabilidade ecológica
  • Melhoria da qualidade de vida dos cidadãos
  • Redução de poluição rodoviária


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Tiago Meireles Ribeiro

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