Motivação:
A Mata de Vale de Canas é um espaço verde com características únicas na cidade, pela sua história mas também pelas árvores que aí existem. A Mata de Vale de Canas, esquecida pelas autoridades locais e nacionais, está subaproveitada pelos conimbricenses. É urgente dar um impulso na zona das Torres do Mondego, utilizando a Mata como âncora de desenvolvimento e qualidade de vida.
A Mata de Vale da Canas é uma mata nacional, encontrando-se por isso sob alçada do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Infelizmente, longe de ser um espaço cujo potencial está explorado, a Mata de Vale de Canas evidencia sinais ostensivos de falta de cuidado, denotando um executivo local incapaz de reclamar junto de um instituto nacional o mínimo de atenção a que a Mata e os cidadãos têm direito.
A falta de cuidado das árvores, a degradação total das placas de sinalização, a falta de indicações para visitantes e a invasão progressiva do espaço por espécies invasoras (como as acácias) são aspectos que devem merecer uma atenção imediata.
Por outro lado, a zona envolvente da Mata de Vale de canas não permite que este espaço seja fruído por muito mais do que os moradores nas imediações. O estacionamento é exíguo dada a dimensão e o potencial turístico de um espaço que alberga algumas das mais altas árvores da Europa, entre elas aquela que se julga ser a mais alta de todas elas.
Uma estratégia alinhada com a abordagem ao Rio Mondego pode ser adequada!
Implementação:
- Mobilização do poder local para assinalar a relevância da Mata de Vale de Canas e exigir ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas a imediata intervenção e a contínua manutenção do espaço
- Requalificação da área, com ampliação do espaço para estacionar, melhoria dos acessos e da sinalização e desenvolvimento de infraestruturas que permitam percursos pedestres nas zonas adjacentes
- Dinamização da envolvente da Mata de Vale de Canas, com criação de espaços de lazer, comércio e restauração nas zonas adjacentes
Impacto:
- Conversão da Mata de Vale de Canas num pólo dinamizador de actividades desportivas, de recreio e culturais
- Desbloqueio da oferta de espaços verdes
- Desenvolvimento de actividade comercial ligeira na zona das Torres do Mondego
- Ampliação do número de pontos de interesse para visitantes do município, contribuindo para reter os turistas mais tempo, simultaneamente promovendo um turismo verde e respeitador do ambiente
Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.
Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!
Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!
Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!