Plano Municipal de promoção da saúde mental

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Plano Municipal de promoção da saúde mental
Nunca como hoje a saúde mental assumiu um papel tão importante para o bem estar e sucesso pessoal e profissional dos cidadãos. O município pode ser promotor de saúde mental. Como?

Motivação:

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, embora seja mais facilmente esquecida.

A pandemia e as medidas de gestão dos seus efeitos tiveram impacto na saúde mental dos portugueses, exacerbando problemas já existentes e acrescentando outros. O relatório final do estudo “Saúde mental em tempos de pandemia – SM-COVID-19” dá conta de que, no período de Junho de 2020, 33,7% dos indivíduos da população geral e 44,8% dos profissionais de saúde apresentavam sinais de sofrimento psicológico. Segundo o mesmo relatório, na população em geral são sobretudo os jovens adultos e as mulheres que apresentam sintomas de ansiedade e de depressão moderada a grave.

Além dos problemas agravados pela pandemia, há outros de longa data aos quais é também necessário dar resposta, nomeadamente os que incidem sobre a população sem-abrigo, que atinge em Coimbra números cada vez mais elevados.

A falta de sensibilização para os problemas de saúde mental e a falta de informação sobre a rede de apoio existente são dificuldades que podem ser colmatadas pela actuação dos serviços municipais.

Implementação:

  • Criação de uma plataforma que agregue informação sobre os apoios disponíveis existentes ao nível da saúde mental, com informação segregada de modo a considerar os diferentes destinatários, como os jovens ou as mulheres
  • Sensibilização dos vários agentes sociais (por exemplo, IPSS, escolas ou forças de segurança) para a importância de facultar às pessoas acesso a informação sobre saúde mental, recursos online, linhas de apoio que respondam à suas necessidades onde e quando necessitarem, incluindo linhas de apoio nos cuidados de saúde primários e nos serviços de saúde mental
  • Criação de prémios para incentivar à criação de cursos, palestras, debates ou outras iniciativas destinadas a aumentar a literacia na saúde no município, especialmente as que alcancem de modo mais eficaz as populações desfavorecidas onde a falta de informação e os comportamentos de risco para a saúde sejam mais frequentes
  • Trabalho directo com as instituições locais chave para a construção de um plano de saúde mental para o município que consiga afectar positivamente a população e diminuir os impactos futuros desta epidemia

Impacto:

  • Sensibilização da população para os recursos disponíveis em matéria de saúde mental
  • Apoio directo a instituições e cidadãos especialmente vulneráveis (sem-abrigo, idosos, crianças e jovens)
  • Sensibilização desde a infância para a importância de adoptar comportamentos promotores da saúde
  • Diminuição, a longo prazo, da pressão sobre o sistema de saúde


Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

30 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *