Plano municipal de COIMBRA de gestão de águas pluviais

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Plano municipal de COIMBRA de gestão de águas pluviais
A gestão de risco associado a águas pluviais é crítica para a segurança de pessoas e bens. Todo o município pode ser melhor preparado!

Motivação:

As alterações climáticas apontam no sentido de uma cada vez maior dificuldade na previsão de eventos climatéricos extremos. Os riscos associados a uma elevada pluviosidade num curto espaço de tempo colocam directamente em risco as vidas e bens públicos e privados.

As áreas urbanas, em particular, pela sua densidade e pavimentação apresentam um risco particular de inundação repentina. 

De forma a diminuir os riscos inerentes, pode actuar-se na gestão urbanística, escolha de materiais e implantação de espaços verdes mediadores dos riscos, mas torna-se igualmente necessária uma articulação cuidada dos sistemas de drenagem para evitar a sua sobrecarga e assim minimizar o risco de inundação. 

Como alternativa à dispendiosa expansão das condutas, pode apostar-se numa gestão das águas pluviais através de métodos de retenção, evaporação ou infiltração nas zonas onde a precipitação cai. 

Planear os mecanismos de gestão urbana para o desenvolvimento sustentável das águas pluviais e da rede hidrográfica do município irá evitar a jusante problemas a nível humano e estrutural.

Implementação:

  • Elaboração de Mapas de Risco de zonas vulneráveis de águas pluviais urbanas
  • Optimização das medidas de controlo de águas pluviais
  • Formação de quadros do município
  • Articulação próxima com a Universidade e Politécnico no desenvolvimento de estudos de mitigação de risco
  • Desenvolvimento de espaços verdes que possam tornar-se zonas tampão capazes de suster fluxos repentinos
  • Trabalho de sensibilização da comunidade para os riscos e promoção da pró-actividade e preparação para estes eventos extremos

Impacto:

  • Reforço do sentido de comunidade
  • Criação de sistemas de segurança para pessoas e bens
  • Aumento da capacidade de retenção de água em espaço urbano
  • Aumento da capacidade de colaboração das equipas do município com outras entidades gestoras de informação ou capacidade de resposta em situações de emergência
  • Melhoria da gestão de águas pluviais urbanas dando resposta a situações em que a água da chuva possa condicionar o normal funcionamento do aglomerado populacional, na sua vertente física e humana


Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *