Reforçar o sentimento de segurança e ordem pública

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Reforçar o sentimento de segurança e ordem pública em COIMBRA
Coimbra é de forma geral considerada uma cidade segura! É crucial manter esta reputação trabalhando com a comunidade e as autoridades.

Motivação:

Os números médios relativos à criminalidade mostram o município de Coimbra como uma zona segura e percepcionada como tal. Porém, os números globais escondem a existência de “pontos negros” de segurança, onde o simples reforço da vigilância policial pode permitir tirar o estigma a certas zonas e progressivamente permitir-lhes retomar uma dinâmica que, por si só, afasta a criminalidade.

Os números mostram que a generalidade do crime no município de Coimbra tem vindo a evoluir no sentido que seria desejável, tendo decrescido significativamente nos últimos 5 anos. Contudo, se esta é a tendência geral, os crimes de furto em edifício comercial ou industrial, por exemplo, apresentam tendência inversa, tendo em 2020 atingido o valor mais alto desde 2015.

A diminuição dos números da criminalidade não podem fazer perder de vista que há verdadeiros pontos negros da cidade em termos de segurança. A sensação de insegurança gera um ciclo vicioso com grave impacto não só social mas também económico. A sensação de insegurança que afasta os Conimbricenses da Baixa torna-a menos viva e dinâmica, e portanto mais propensa ao desenvolvimento de actividade criminal.

Assim, é crucial quebrar este ciclo vicioso, trazendo pessoas que fomentam o comércio local, o qual por sua vez atrai mais pessoas, acabando por dinamizar Baixa e retirar-lhe o estigma de zona perigosa quando o sol se põe. Este princípio, com aplicação na Baixa, é válido para outras zonas da cidades conotadas com criminalidade.

Implementação:

  • Identificação das zonas consideradas de risco para a comunidade
  • Trabalho colaborativo com as autoridades, os habitantes, as associações e os negócios locais no sentido de criar programas de revitalização e desenvolvimento destas zonas
  • Promoção directa de um maior dinamismo da baixa, estimulando a reabilitação de edifícios devolutos e a instalação de negócios, através de medidas na área da habitação e empreendedorismo
  • Reforço da vigilância policial nos períodos de menor movimentação

Impacto:

  • Aumento do sentido de comunidade
  • Diminuição da criminalidade
  • Devolução de zonas da cidade aos cidadãos, fruto do aumento do sentimento de segurança de residentes, comerciantes e utentes, por exemplo da Baixa
  • Fim da estigmatização associada a certas zonas da cidade, como a Baixa
  • Maior dinamismo das áreas com vigilância reforçada, dado o aumento da sensação de segurança com geração de novas oportunidades de lazer e/ou negócio

Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *