Motivação:
Os números médios relativos à criminalidade mostram o município de Coimbra como uma zona segura e percepcionada como tal. Porém, os números globais escondem a existência de “pontos negros” de segurança, onde o simples reforço da vigilância policial pode permitir tirar o estigma a certas zonas e progressivamente permitir-lhes retomar uma dinâmica que, por si só, afasta a criminalidade.
Os números mostram que a generalidade do crime no município de Coimbra tem vindo a evoluir no sentido que seria desejável, tendo decrescido significativamente nos últimos 5 anos. Contudo, se esta é a tendência geral, os crimes de furto em edifício comercial ou industrial, por exemplo, apresentam tendência inversa, tendo em 2020 atingido o valor mais alto desde 2015.
A diminuição dos números da criminalidade não podem fazer perder de vista que há verdadeiros pontos negros da cidade em termos de segurança. A sensação de insegurança gera um ciclo vicioso com grave impacto não só social mas também económico. A sensação de insegurança que afasta os Conimbricenses da Baixa torna-a menos viva e dinâmica, e portanto mais propensa ao desenvolvimento de actividade criminal.
Assim, é crucial quebrar este ciclo vicioso, trazendo pessoas que fomentam o comércio local, o qual por sua vez atrai mais pessoas, acabando por dinamizar Baixa e retirar-lhe o estigma de zona perigosa quando o sol se põe. Este princípio, com aplicação na Baixa, é válido para outras zonas da cidades conotadas com criminalidade.
Implementação:
- Identificação das zonas consideradas de risco para a comunidade
- Trabalho colaborativo com as autoridades, os habitantes, as associações e os negócios locais no sentido de criar programas de revitalização e desenvolvimento destas zonas
- Promoção directa de um maior dinamismo da baixa, estimulando a reabilitação de edifícios devolutos e a instalação de negócios, através de medidas na área da habitação e empreendedorismo
- Reforço da vigilância policial nos períodos de menor movimentação
Impacto:
- Aumento do sentido de comunidade
- Diminuição da criminalidade
- Devolução de zonas da cidade aos cidadãos, fruto do aumento do sentimento de segurança de residentes, comerciantes e utentes, por exemplo da Baixa
- Fim da estigmatização associada a certas zonas da cidade, como a Baixa
- Maior dinamismo das áreas com vigilância reforçada, dado o aumento da sensação de segurança com geração de novas oportunidades de lazer e/ou negócio
Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.
Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!
Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!
Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!