Quebrar o binómio “pobreza-doença” em COIMBRA

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Quebrar o binómio "pobreza-doença" em COIMBRA
A falta de saúde no município está comprovadamente associada a más condições sócio-económicas, potenciadoras de comportamentos de risco e associadas a falta de informação sobre a saúde. Com a Iniciativa Liberal ninguém pode ficar para trás!

Motivação:

A saúde é um bem pessoal que interessa a toda a comunidade. O município deve criar uma estratégia que garanta a sensibilização para as boas práticas na saúde e que promova o afastamento de comportamentos de risco, com especial enfoque nas pessoas que vivem em zonas desfavorecidas.

O Perfil Municipal de Saúde de Coimbra evidencia que os problemas na saúde têm maior incidência nas populações sócio-economicamente mais desfavorecidas. Importa por isso começar por aumentar o nível de informação dessas populações e desenhar estratégias que aí limitem a adopção de comportamentos de risco.

A responsabilidade relativamente à formação dos cidadãos não pode recair exclusivamente nos médicos de família e nos centros de saúde, devendo a Câmara Municipal assumir um papel preponderante neste trabalho.

Implementação:

  • Articulação com as escolas, especialmente nas zonas identificadas como desfavorecidas ou de maior privação, de modo a fomentar a divulgação de boas práticas desde a infância (ao nível, por exemplo, da alimentação, actividade física ou higiene dentária)
  • Articulação com as associações culturais e desportivas locais, apoiando em especial aquelas que se mostrem particularmente capazes de cativar, de modo eficaz, crianças e jovens de zonas identificadas como desfavorecidas ou de maior privação
  • Criação de prémios para incentivar à criação de cursos, palestras, debates ou outras iniciativas destinadas a aumentar a literacia na saúde no município, especialmente as que alcancem de modo mais eficaz as populações desfavorecidas onde a falta de informação e os comportamentos de risco para a saúde sejam mais frequentes

Impacto:

  • Melhoria directa da qualidade de vida dos munícipes
  • Sensibilização desde a infância para a importância de adoptar comportamentos promotores da saúde
  • Afastamento dos jovens de comportamentos nocivos para a saúde (como o tabagismo, as drogas, ou o álcool) através da oferta de actividades culturais e desportivas atractivas
  • Diminuição da obesidade e de doenças crónicas a ela associadas (como diabetes tipo II, hipertensão, ateroesclorose)
  • Diminuição, a longo prazo, da pressão sobre o sistema de saúde


Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *