Programa municipal de promoção de literacia financeira

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Programa municipal de promoção de literacia financeira
A literacia financeira é indispensável para a tranquilidade de cada Conimbricense e motor de investimento informado e produtivo. Coimbra deve ser modelo na promoção de literacia financeira tendo como base as necessidades específicas da comunidade.

Motivação:

Em Portugal o endividamento e sobreendividamento dos consumidores são um entrave à liberdade de cada um escolher o seu futuro. Os erros na gestão do património pessoal, seja através da contracção desadequada de empréstimos seja através de uma má política de investimento, são muitas vezes resultado do desconhecimento de princípios básicos de finanças pessoais.

Um nível de literacia financeira adequado permite aos cidadãos tomarem as opções mais correctas em matéria de finanças pessoais, evitando riscos desnecessários, assegurando um nível de poupança apropriado ao seu nível de rendimento e canalizando de forma eficiente os recursos de que dispõem para a satisfação das suas necessidades correntes ou, eventualmente, para a abertura de um negócio próprio.

O meritório trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por algumas escolas nesta matéria beneficia as gerações mais novas, mas não podemos deixar ficar para trás pessoas que nunca tiveram acesso a formação adequada que lhes permitisse aprenderem a gerir, com autonomia e responsabilidade, as suas finanças.

Coimbra dispõe de uma agência do Banco de Portugal que não deve ser encarada como uma presença meramente simbólica dentro de um edifício histórico. Como autoridade de regulação do sector financeiro com um forte trabalho na área da supervisão comportamental e da literacia financeira, o Banco de Portugal pode ser chamado a cooperar com o município para mapear as necessidades do concelho.

Implementação:

  • Elaboração de um programa de literacia financeira para o município, que contemple o mapeamento das necessidades do concelho e uma estratégia de resposta
  • Articulação com a agência do Banco de Portugal
  • Criação de prémios para incentivar à criação de cursos, palestras, debates ou outras iniciativas destinadas a aumentar a literacia financeira da comunidade

Impacto:

  • Reforço da autonomia dos cidadãos
  • Optimização de recursos financeiros improdutivos
  • Redução das situações de endividamento e sobreendividamento
  • Fomento da capacidade de investimento de pequenos aforradores
  • Redução das situações de perda financeira por investimento desinformado


Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

28 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.