Iniciativa Liberal quer tornar Coimbra uma cidade modelo na área de Habitação

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Iniciativa Liberal quer tornar Coimbra uma cidade modelo na área de Habitação
A razão de ser de uma cidade é melhor servir os seus habitantes e visitantes. O único caminho para Coimbra ter um papel estruturante no futuro de Portugal é ser capaz de atrair e oferecer um melhor futuro aos jovens. A habitação é uma área prioritária na qual um vereador liberal pode fazer toda a diferença!

”Qualquer pessoa que caminhe por Coimbra irá de imediato notar a quantidade exagerada de edifícios devolutos que um pouco por todo o lado se encontram. Heranças, processos judiciais, ou simples abandono explicam parte do problema. Mas infelizmente, Manuel Machado e a governação socialista têm responsabilidades significativas na dificuldade em reabilitar que muitos proprietários desejam fazer.

Ao longo desta campanha tive oportunidade de conhecer dezenas de histórias pessoais descrevendo situações inaceitáveis quer do ponto de vista burocrático, quer a nível de prazos e custos de licenciamento. Um caso particular pediu a atribuição de licença de instalação de um comércio no rés do chão do edifício do qual era proprietário e apenas recebeu resposta negativa, seis anos após o pedido, quando já não era proprietário porque vendera a propriedade e investira noutra cidade. A Iniciativa Liberal não pode aceitar esta como a regra, e um vereador liberal fará toda a diferença!

Quais as nossas propostas concretas para enfrentar os desafios da habitação em Coimbra?

  • Conhecer a realidade: Inventariar. A verdadeira estrutura habitacional e as suas características são desconhecidas. É fundamental compreender a distribuição, ocupação e qualidade do edificado e saber as razões para que milhares de edifícios permaneçam ao abandono.
  • Desburocratizar e digitalizar. É urgente olhar para os processos internos do município, identificar o que conduz a atrasos e promover a simplificação e digitalização da infraestrutura de decisão. Cidadãos e empresas precisam de previsibilidade e transparência!
  • Incentivar o investimento. O município deve ser catalisador da iniciativa privada, através de medidas fiscais atractivas. Num mercado livre, pode influenciar pelas taxas municipais a dinâmica de oferta habitacional, promovendo aluguer de médio/longo prazo a jovens casais e estudantes, ao mesmo tempo que mantém uma oferta sustentada ao mercado turístico de curto prazo.
  • Dinamizar as zonas esquecidas da cidade. O município tem um papel chave na organização do tecido urbano e cabe-lhe evitar guetos e áreas abandonadas. A revitalização destas áreas através da criação de infraestruturas âncora (arruamentos, áreas verdes, parques infantis, etc) convida a iniciativa privada ao investimento nestas áreas.
  • Fiscalização e combate ao alojamento ilegal. A deficiente oferta cria oportunidades para a existência de um mercado paralelo. O município pode promover a fiscalização desta realidade, apoiando a legalização e a valorização destes alojamentos, em colaboração com os proprietários.
  • Reestruturar a oferta social de habitação. Para proteger os mais vulneráveis, o município deve trabalhar com outras instituições locais (Universidade, Politécnico, sector social) com o objectivo de reforçar a oferta de alojamento social, assegurando as condições para que ninguém seja excluído da cidade por razões económicas.

A Iniciativa Liberal quer aumentar a oferta habitacional existente, em quantidade mas sobretudo em qualidade, fortalecendo a iniciativa privada. Imaginamos Coimbra como uma região capaz de oferecer aos seus habitantes, especialmente aos jovens, a possibilidade de realizarem os seus sonhos, expectativas e ambicionarem uma vida ainda melhor para os seus filhos e netos. Porque… Eu escolho COIMBRA!

Tiago Meireles Ribeiro

Candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Coimbra

Propostas concretas da IL Coimbra para encontrar soluções e mitigar problemas de habitação:

  • Plano Global Habitação: Plano Municipal de Habitação de Coimbra
  • Transparência Processual: Dar visibilidade sobre prazos e custos de licenciamentos
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Dar visibilidade sobre prazos e custos de licenciamentos
  • Modernização Administrativa: Digitalização e automação de processos camarários
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Digitalização e automação de processos camarários
  • Disponibilização de Edificado Público: Publicação do inventário patrimonial do município de Coimbra
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - A propriedade do município (móvel e imóvel) é propriedade dos cidadãos. É obrigação dar a conhecer de forma transparente os activos patrimoniais do município de Coimbra
  • Equilíbrio Financeiro do Município: Promoção de transparência financeira do municípioIntegração dos percursos de transportes públicos em aplicações móveis
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Promoção de transparência financeira do município
  • Participação Cidadã: Envolver os cidadãos na definição de políticas de habitação de COIMBRA
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Políticas Públicas Participativas e Inclusivas em COIMBRA

Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

13 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *