Iniciativa Liberal ambiciona Coimbra como referência nacional na construção da cidade inteligente do futuro

Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Coimbra como referência nacional na construção da cidade inteligente do futuro
Coimbra conta entre os seus cidadãos e empresas alguns dos mais dinâmicos e transformadores exemplos de inovação tecnológica a nível global. Contudo, Manuel Machado e o Partido Socialista desperdiçam por completo este capital. Um vereador liberal não o fará!

”A pandemia e o confinamento vieram pôr em evidência, no mundo inteiro, a importância das telecomunicações. Isto veio em muitos casos revolucionar atitudes em relação ao teletrabalho, a novas formas de comprar serviços, de interagir, etc. Não podemos continuar a dizer que a digitalização é o futuro – a digitalização é aqui e agora, no ano de 2021, e já começou há muito tempo. Infelizmente, tarda em chegar a Coimbra.

A mobilidade é o exemplo mais evidente de como a digitalização que já devia ter acontecido e ainda não aconteceu pode melhorar tanto e tão rapidamente a vida dos conimbricenses. É por isso que propomos um modelo inteligente de gestão de tráfego. Ou a expansão das funcionalidades da actual aplicação Coimbra.MOVE-ME. São pontos cirúrgicos onde a digitalização pode com um investimento relativamente pequeno trazer um retorno enorme em termos de qualidade de vida dos Conimbricenses. 

Mas a verdadeira chave de um modelo de cidade inteligente bem sucedido é a interoperabilidade. É por isso que propomos a criação de uma aplicação Coimbra”, que deve agregar a capacidade de qualquer pessoa de forma fácil e rápida ficar a par de toda a oferta existente no município tanto a nível de serviços públicos, eventos, oportunidades comerciais e empresariais assim como actividades desportivas e lúdicas. Mantendo o formato cartão, em paralelo, porque ninguém deve ficar excluído destas vantagens só porque tem mais dificuldades em lidar com as tecnologias. Connosco, ninguém fica esquecido, ninguém fica para trás.

Mas estamos muito, muito longe de conseguir colocar o concelho na rota da digitalização. O que é que vimos durante a pandemia? Uma cidade a duas velocidades. Enquanto alguns podem usufruir do melhor que a tecnologia tem para oferecer, outros ficam para trás. O único acelerador onde esta Câmara põe o pé é no acelerador das desigualdades. Veja-se o exemplo de Ceira, para o qual já muitas vezes chamávamos a atenção. Devido às dificuldades no acesso a internet de alta velocidade, todos os ceirenses enfrentaram dificuldades redobradas durante a pandemia. Crianças, jovens, pessoas em teletrabalho, todos viram as dificuldades inerentes ao confinamento exacerbadas por uma má ligação à internet. E no entanto Ceira não é do outro lado do mundo: fica a menos de 8 km da Praça da República e a 5 km do Vale das Flores – apenas 5 km! Não há qualquer justificação para que o município cruze os braços e não se empenhe em encontrar uma solução que permita levar melhor internet a Ceira. Não nos surpreende que a abstenção em Ceira nas últimas eleições tenha sido tão elevada, com apenas 53% das pessoas a irem votar: as pessoas sentem-se desmotivadas e esquecidas, e têm razões para isso. Connosco, isso muda. Com a Iniciativa Liberal, ninguém fica para trás.

O Município de Coimbra deve transformar-se num modelo de adopção de quaisquer tecnologias que possam melhorar os serviços que presta aos cidadãos. Na realidade, basta abrir as portas da Câmara Municipal ao universo de inovação que brota por todo o concelho, seja de forma orgânica a partir da Universidade ou do Politécnico, ou como resultado do esforço directo de empresários e tecnológicas que não desistem da cidade.

Coimbra deve ambicionar tornar-se num ecossistema privilegiado para aposta em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Uma cidade inteligente, focada em implementar as melhores soluções para serviço dos cidadãos. Posso dar testemunho do trabalho exemplar feito localmente pelo ecossistema de empresas Urubu. Instalado na baixa da cidade, após ver as empresas que o constituem passarem pelo Instituto Pedro Nunes, tem entre os seus promotores profissionais que conhecem como ninguém as melhores formas de construir pontes de tecnologia e conhecimento entre empresas e municípios. É extraordinário todo o capital humano, científico e tecnológico que pode ser alavancado localmente em serviço das populações! Simplesmente dispomos do que melhor se faz a nível global! 

Infelizmente este capital não está a ser aproveitado pelo município. Enquanto primeiro vereador liberal será minha missão assegurar que Coimbra escuta estes profissionais e integra nos seus objectivos de desenvolvimento o conhecimento destes cidadãos. Coimbra deve ambicionar tornar-se a referência nacional do conceito de cidade inteligente”.

Tiago Meireles Ribeiro

Candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Coimbra

Agenda do Dia:

11h30 – 15h30: Convívio e diálogo com empreendedores e empresários de base tecnológica de Coimbra. Discussão dos melhores exemplos mundiais na aplicação do conceito “Cidade Inteligente”.

Propostas concretas da IL Coimbra para encontrar soluções e mitigar problemas de mobilidade:

  • Diálogo: Criação de políticas públicas abertas à participação de cidadãos e empresas
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Políticas Públicas Participativas e Inclusivas em COIMBRA
  • Colaboração: Coordenação entre o Município e as instituições chave na cidade
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Coordenação entre o Município, Universidade, Politécnico e Hospitais
  • Investimento: Criação de Fundo de Capital de Risco COIMBRA Investe
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Criação de Fundo de Capital de Risco COIMBRA Investe
  • Digitalização: Criação da “App” e Cartão COIMBRA
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Criação da App e Cartão Coimbra
  • Serviços Públicos: Digitalização e automação de processos camarários
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Digitalização e automação de processos camarários
  • Gestão de Trânsito: Uso de dados para gestão inteligente de tráfego e transportes
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Uso de dados para gestão inteligente de tráfego e transportes
  • Mobilidade: Integração dos transportes públicos em aplicações móveis para turistas
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Integração de percursos de transportes públicos em aplicações móveis
  • Gestão Pública: Aposta na eficiência energética na iluminação com recurso a tecnologia
Proposta Iniciativa Liberal Coimbra - Aposta na eficiência energética de toda a iluminação pública
  • Poupança Ambiental: Combate ao desperdício da rede pública de água com recurso a tecnologia
IL Coimbra - Pilar 5 - Combate ao desperdício de água na rede pública

Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

79 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *