Discurso apresentação do candidato à Câmara Municipal de Coimbra Tiago Meireles Ribeiro

Discurso Apresentação Iniciativa Liberal Coimbra - Tiago Meireles Ribeiro - Câmara Municipal de Coimbra 2021
“Nas eleições autárquicas do próximo dia 26 de Setembro, cada um de nós terá a possibilidade de escolher a sua Coimbra… Estarei cá para oferecer mais liberdade, a liberdade que uma nova forma de fazer política, focada em criar condições para que cada um possa fazer as suas próprias escolhas e construir o seu próprio destino sem ter de escolher entre a resignação ou a emigração, uma voz inabalável nos princípios e na convicção de elevar Coimbra a referência nacional em todos os domínios.”

Resumo da apresentação da candidatura autárquica 2021 da Iniciativa Liberal Coimbra – João Cotrim de Figueiredo e Tiago Meireles Ribeiro

Boa tarde a todos,

Obrigado a todos pela vossa presença.  Procurarei ser breve e focar-me na Coimbra que queremos construir.

Ao longo dos próximos minutos vou procurar responder a 3 perguntas:

  1. Quem sou?
  2. Porque me candidato à Câmara Municipal de Coimbra?
  3. Qual a visão da Iniciativa Liberal para o futuro do concelho?

O meu nome é Tiago Meireles Ribeiro. Nasci em Peso da Régua e ao longo dos meus 30 anos de vida tive o privilégio de conhecer realidades nacionais e internacionais, rurais e citadinas. Vivi na Régua, no Porto e em Londres, que troquei por Coimbra há cerca de 4 anos. A minha vida profissional tem-me permitido conhecer países, cidades, culturas, pessoas e contextos muito variados. E a cada viagem aprofundo o sentimento de que não vivo em Coimbra por circunstância, mas sim por escolha. 

“Eu escolho Coimbra”

A nossa história, costumes e riqueza cultural, arquitectónica e natural são sedutoras, mas acima de tudo, viver em Coimbra tem-me dado a conhecer a nossa arma mais poderosa… a nossa maior riqueza: nós… as pessoas…. Nós… Os conimbricenses.

Tendo vivido outras realidades, é com surpresa que vejo um concelho aquém das potencialidades de quem o habita. O que me enche de optimismo por acreditar no desbloqueio de um enorme potencial económico e de qualidade de vida para todos!  

Durante o meu percurso sempre preferi a acção criteriosa à passividade da crítica inconsequente. Pelo que a minha consciência não me permitia criticar a cidade a que escolhi chamar casa sem que antes desse por ela o meu melhor contributo. Foi nesse sentido que integrei o núcleo de Coimbra da Iniciativa Liberal, onde colaborei na criação de um plano de transformação sustentável para o concelho. Trabalhámos partilhando o mesmo optimismo e visão de um futuro livre, descomplicado, próspero e dotado de reais oportunidades para todos. Criámos um programa de que me orgulho, que assenta em propostas concretas que acredito serem a base para um caminho consciente e sustentável.

Feito o programa, tenho agora a honra de dar voz ao trabalho desenvolvido por um grupo de pessoas motivadas e talentosas. Trabalhámos juntos para apresentar o nosso projecto para o concelho e é com um enorme sentido de responsabilidade que sou hoje o candidato pela Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Coimbra.

É tempo de devolver a Coimbra a posição que lhe cabe de cidade de referência, de líder regional, de cidade atrativa para investimento externo, amiga do ambiente e, sobretudo, a posição de cidade acolhedora para jovens que, como eu, aqui queiram habitar e constituir família. Acredito de forma bem vincada que, para além de alguma sorte, o destino das nossas vidas depende das nossas escolhas. Gostava por isso de partilhar convosco as escolhas para o nosso concelho que partilho com a Iniciativa Liberal.

Escolho Coimbra como concelho-modelo daquilo que deve ser uma administração pública de excelência. Na Coimbra que imagino, construir habitação própria ou abrir um negócio não podem ser as maiores lutas de uma vida, mas sim momentos de felicidade e realização pessoal profundas. Olhem em volta: o iParque, uma fachada vistosa, fruto de um investimento de milhões, acolhe apenas o vazio: não há empresas, não há investimento, não há criação de emprego. Do que nos adianta ter boas infraestruturas e pessoas fantásticas, se as nossas barreiras burocráticas e falta de transparência bloqueiam o investimento? Numa era de acelerada digitalização, não há desculpas para não dar acesso a estimativas de custos de licenciamento e respostas rápidas e coerentes, numa governação local que transmita confiança e incentive ao investimento no concelho. Os factos demonstram que a política de atracção do investimento que temos tido está errada. Vamos contribuir para inverter esta tendência, e isso não acontece de um dia para o outro… demora anos. É, por isso, uma escolha que não pode ser adiada por 4 anos, tem que ser feita já! 

Escolho uma Coimbra que permita a cada um dos seus habitantes tomar as rédeas do seu próprio destino, usufruir de um presente cada vez melhor e procurar oferecer aos filhos um futuro cheio de possibilidades, em que a emigração para outras cidades nacionais ou internacionais não seja uma necessidade, mas apenas mais uma escolha. A destruição do tecido económico motivada pela gestão da covid-19 teve efeitos devastadores e duradouros. As feridas sociais abertas pela pandemia vão requerer um esforço adicional da parte do executivo camarário – não há verdadeira liberdade onde não há justiça, desde logo justiça social. Por isso, lutarei conjuntamente com todos por uma Coimbra onde iguais oportunidades são garantidas a todos, e onde esforços público-privados são direcionados de forma organizada, eficiente e transparente para garantir que ninguém fica para trás. 

Escolho uma Coimbra global, com uma marca internacionalmente conhecida e reconhecida. Promovida pelo município e pela iniciativa privada local de forma coerente, consistente e omnipresente nos seus canais de comunicação. Uma Coimbra que preserva e valoriza o vastíssimo património material e imaterial que tem e o põe ao serviço da cidade e do país. Coimbra tem de ser de novo um local de encontros, onde Norte, Centro e Sul se reúnem quando procuram uma localização central, acessível e acolhedora. Coimbra é o coração de Portugal e deve concretizar esse desígnio!

Escolho uma Coimbra à altura dos desafios do século XXI e dos objectivos de desenvolvimento sustentável fixados pelas Nações Unidas. O futuro exige uma cidade resiliente, preparada para poupar os seus cidadãos às intempéries e às catástrofes, sejam cheias ou incêndios. Apostamos na preservação da biodiversidade e na gestão dos recursos hídricos, porque a única forma de garantir o futuro é protegendo o presente.

Acima de tudo, eu escolho uma Coimbra com habitantes realizados e felizes, a quem a pergunta “de onde és?” encha de orgulho ainda antes de a resposta ser dada. O orgulho de pertencer a uma nova Coimbra, que cada um escolheu para si, para os seus filhos, e para os demais que, tal como eu, escolheram Coimbra.

Esta é a Coimbra que escolhemos, para a qual desenvolvemos um plano estruturado com medidas concretas, pensadas para maximizar resultados com os recursos disponíveis. Acreditamos na responsabilidade, compromisso e transparência, assim como na abertura ao escrutínio do cidadão. Publicámos o nosso programa e estamos receptivos a críticas e novas ideias.

Nas eleições autárquicas do próximo dia 26 de Setembro, cada um de nós terá a possibilidade de escolher a sua Coimbra… Estarei cá para oferecer mais liberdade, a liberdade que uma nova forma de fazer política, focada em criar condições para que cada um possa fazer as suas próprias escolhas e construir o seu próprio destino sem ter de escolher entre a resignação ou a emigração, uma voz inabalável nos princípios e na convicção de elevar Coimbra a referência nacional em todos os domínios.

Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!

Obrigado


Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *