As palavras de Carlos Boto Coordenador IL Coimbra

IL Coimbra - Pilar 1 - Mensagem Coordenador Local Iniciativa Liberal Coimbra - Carlos Boto
“É obrigação de todos nós contribuir para acordar as forças vivas de Coimbra e articular os seus esforços para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Cooperar para garantir que as condições sociais, económicas, e ambientais estão reunidas para não sermos condenados a caminhar para a irrelevância.”

Boa tarde a todos!

Quero começar por agradecer ao Fernando Gomes da Costa por ser a voz de Coimbra neste evento. O Fernando tem um percurso pessoal e profissional de completa dedicação ao serviço da comunidade, além de ser uma testemunha da evolução política Coimbrã desde antes da revolução de Abril de 74. Quero agradecer  ao Tiago Meireles Ribeiro, pela bravura de ser o rosto desta candidatura à Câmara Municipal de Coimbra e por corporizar tão bem o que é a postura que nos define: dinamismo, pró-actividade, querer construir soluções, mais do que apontar problemas. E quero agradecer ao João Cotrim de Figueiredo por ser a voz dos liberais no parlamento português, dando expressão a todos os que, antes da Iniciativa Liberal, não tinham um espaço próprio na casa da democracia. 

Quero também publicamente reconhecer e dizer obrigado a tantos anónimos que por dever cívico e sentido de responsabilidade aceitaram fazer parte das nossas listas. Estas listas foram aprovadas pelo Núcleo Local da Iniciativa Liberal sem quaisquer interferências por parte dos dirigentes nacionais dando o exemplo de como o partido acredita e promove a autonomia e descentralização. As nossas escolhas foram depois reconhecidas pelos conselheiros nacionais do partido – sentimos o peso dessa responsabilidade e estamos totalmente confiantes nas nossas escolhas, porque as fizemos em liberdade e consciência, orientados pelas ideias e não por mera estratégia partidária.

Vivemos momentos difíceis. A pandemia deixou exposta a pobreza do nosso município, o impacto dos elevados impostos que pagamos e a incapacidade dos responsáveis políticos locais para actuar de forma apropriada em resposta à emergência médica e ao colapso económico.

Encontramo-nos no iParque. Peço-vos que olhem à vossa volta! Deveríamos exigir o uso apropriado dos impostos que tanto nos custa pagar. Na realidade, deveríamos estar a discutir como construir o futuro pós pandemia… Mas tal é impossível: os problemas com que Coimbra se depara hoje agravaram-se profundamente com a pandemia, mas infelizmente já vinham de trás. O iParque é uma triste metáfora do estado a que os actuais actores políticos nos conduziram. Estes estão de tal forma afastados da realidade e das dificuldades do dia-a-dia das populações que deixaram de ser capazes de construir soluções. É por isso que queremos fazer diferente. Estamos abertos a todas as boas ideias, de todos os quadrantes políticos, mas a Iniciativa Liberal não pode e não irá unir-se a propostas políticas que nada mais são do que projectos de poder pessoal. 

Qual a razão para a Iniciativa Liberal se apresentar a eleições em Coimbra? Enquanto eleitores queremos preservar uma réstia de esperança no futuro. E, na ausência de alternativas viáveis, é nossa responsabilidade perante os conimbricenses construir uma. Queremos imaginar Coimbra como uma região capaz de oferecer aos seus habitantes, especialmente aos jovens, a possibilidade de realizarem os seus sonhos, concretizarem as suas expectativas e ambicionarem uma vida ainda melhor para os seus filhos e netos. Mas todos os dias somos confrontados com decisões políticas locais por parte de todas as forças políticas que levam ao saque da região dos seus jovens, qualificados ou não, porque aqui abundam as promessas mas falta um futuro.

Não nos conformamos com o que se está a passar na nossa região. A minha geração, nascida após a década de 80 do século passado vive com grandes dificuldades, com trabalhos precários e baixos salários. A dependência económica de familiares é uma constante, a possibilidade de constituir poupanças uma miragem, quanto mais comprar casa ou constituir família. A pandemia escavou o fosso das desigualdades sociais. Os maiores empregadores da região são os serviços do Estado e a asfixia da iniciativa privada continua a estrangular as perspectivas de quem aqui quer construir o seu futuro levando à partida em massa dos nossos familiares e amigos em busca de melhor. É o acumular de todas estas frustrações que os responsáveis políticos locais evitam discutir, confrontar e reverter. A Iniciativa Liberal não deixará de o fazer!

O elevador social está parado há mais de 20 anos… poucos são os que pelo seu talento, trabalho e acção conseguem ultrapassar todos os obstáculos a viver uma vida melhor. Assim se destrói o ânimo das novas gerações, se perde talento, se hipoteca o futuro e, em última análise, se piora a qualidade de vida de todos. Por isso condenamos a estagnação e a falta de rasgo do poder local. O município converteu-se numa espécie de porteiro do tesouro que é Coimbra: preocupado em não deixar entrar ninguém e fechando a sete chaves o potencial da cidade, em vez de o exponenciar. Nem toda a inércia do mundo consegue tirar a Coimbra o seu encanto, a sua história, o seu carisma. Mas do poder local espera-se muito mais: Coimbra tem tudo para ser uma cidade de referência, mas há muito que perdeu esse estatuto. Esta é a triste realidade que muitos, mesmo em Coimbra, porventura por orgulho ferido, preferem não ver. 

Como alterar esta realidade? Com a participação política de jovens e pela inclusão de experiência de mundo na política local. Contamos com Conimbricenses de todos as idades e proveniências profissionais. Com pessoas que criaram riqueza, empregos e são exemplos de superação na sua vida privada. Contamos com conhecimento de outras realidades em diferentes contextos sociais, políticos e económicos e que trazem essas experiências, ideias e capacidade de acção para construirmos um futuro de maior liberdade para Coimbra, livre dos bloqueios de quem não quer deixar o passado e a estagnação. 

É obrigação de todos nós contribuir para acordar as forças vivas de Coimbra e articular os seus esforços para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Cooperar para garantir que as condições sociais, económicas, e ambientais estão reunidas para não sermos condenados a caminhar para a irrelevância. Para isso devemos começar pelo município de Coimbra, por escolher candidatos íntegros, sérios e de completa devoção ao serviço da causa pública. Os Conimbricenses merecem tudo isso. Por isso… Eu Escolho Coimbra! E tenho a honra de fazer esta escolha lado a lado com pessoas que também o fazem diariamente.

Termino com um convite directo a todos quantos nos ouvem e vão ver no futuro. Juntem-se a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de vós.

Obrigado! 

Resumo da apresentação da candidatura autárquica 2021 da Iniciativa Liberal Coimbra – João Cotrim de Figueiredo e Tiago Meireles Ribeiro


Tudo faremos localmente para ajudar na construção de soluções. Queres melhorar esta proposta? Comenta e partilha o teu ponto de vista connosco.

Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!


Queres receber notificações sobre novas publicações? Segue a Iniciativa Liberal Coimbra através das ligações apresentadas abaixo. Obrigado!


Queres apoiar este projecto? Descobre como apoiar a Iniciativa Liberal Coimbra!

Autárquicas 2021

IL Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra

Coimbra Liberal

Tiago Meireles Ribeiro

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *